a historia de yoshitaka
Sensei Yoshitaka Funakoshi "Gigo" (1907-1945)
Gichin Funakoshi tinha três filho e uma filha. O mais novo, Yoshitaka tinha se mudado para o Japão com seu pai enquanto sua mãe e outras crianças que sempre permaneceu em Okinawa. Após a abertura do Shotokan em 1936, tornou-se Gigo seu primeiro assistente. Funakoshi pai era então chamado o velho mestre eo jovem Mestre Gigo. Eles tinham uma visão muito diferente da unidade. Pai Funakoshi ser baseada principalmente na sua kata prática de ensino exclusivo e suas aplicações, o bunker, ele sempre se opor e combater todas as formas livre e competitivo. Seu filho preferido da competição e queria um Karate num espírito semelhante ao encontrado no kendo ou Ju-fazer.
Em retrospectiva, podemos supor que o pai de Funakoshi ensinou privada para seu filho o jogo de guerra Azato de Shuri-te e Matsumura. Gigo estilo era muito semelhante ao encontrado no estilo de Jigen-ryu espada carregada por Matsumura e Azato. Ambos os Mestres morreu em 1896 e 1906, respectivamente ...

Taiji Kase descreve seu encontro com o filho de Gichin:. "Quando eu comecei a praticar Karate, nossos idosos nos disse que Sensei Gichin Funakoshi foi o pioneiro do Karate Mas também fomos informados de que a grande evolução, revolução e desenvolvimento do que foi feito por seu filho Yoshitaka. Ele fez um Karate mais rápido, mais forte, mais dinâmico. Yoshitaka Sensei procurou eficiência realidade, se as técnicas de trabalho efectivo contra ataques. Mas o importante entender é que a grande evolução de Karate que Funakoshi Sensei Gichin trouxe de Okinawa Karate, que foi até o Yoshitaka Sensei, foi possível graças ao conceito de O-Waza (técnica de longa distância) com o máximo potência e velocidade. "

Shotokan instrutor dojo entre 1938 e 1945, Yoshitaka configura o sistema de classificação baseado no Ju-fazer e com base em Kyus e In. Também os delegados para a mais antiga estudante da universidade em cada grupo de estudo. Ele desenvolve técnicas de combate livre de acordo com vários critérios e políticas para melhorar a eficiência na velocidade de execução, movimentos, agilidade Yoshitaka introduzida posições mais baixas e inferiores, os ataques mais e poderoso. Além disso, ele mudou as posições, mas também a amplitude de movimento .. Na época, ele assumiu a responsabilidade do dojo Shotokan, Yoshitaka é o preço de esforços incríveis, um especialista em artes marciais.
No entanto, sua juventude são as mudanças que nem sempre como seu pai. Ele defende as técnicas mais poderosas e de combate dinâmico e flexível, o kumite, literalmente, as mãos (você) que se encontram (kumi). Assim, retoma a sugestão feita por Otsuka cerca de dez anos atrás para introduzir a prática kumite. O kumite ippon foi desenvolvido para Jyu ippon kumite, em seguida, Jyu kumite. Estimulados por vários alunos, incluindo Nakayama, Yoshitaka decide incluir o exercício da luta pela liberdade em seu ensino, bem como pontapé vários novos yoko-geri, como o mawashi geri e Ushiro Geri.
Comparado ao velho estilo, as posições se tornaram mais e mais baixo rachado, quase esmagada ao chão, os ataques mais poderosos e mais com o conceito de Chi-mei. O chi-mei é um princípio que é encontrado em várias marciais, é ser capaz de matar em um tiro (ikken-Hissatsu) com ou sem uma arma. Naquele tempo karate era apenas um budo, era só mais tarde que deriva em direção a um design mais esportivo. Existia na época uma forma de shiai, kokanee-geiko, que foi o ancestral da atual competição. Kokanee-geiko (intercâmbio, de formação amigável) foi uma reunião entre as equipes dojos concorrentes, uma prática comum antes de 1940. Estes intercâmbios amistosos degenerou em confrontos regulares e feroz fora de controle.

O poder físico de Yoshitaka foi excepcional. Conte histórias que muitas vezes se partiu em dois o makiwara. Seu estilo pessoal é aquela que muitos karate adotar mais tarde. Aqui está outro testemunho de Taiji Kase sobre seu primeiro encontro com Yoshitaka:.. "Foi em 1944 Classes para iniciantes são geralmente dado pelo Sensei Hironishi Mas um dia, Sensei deu uma outra classe, eu conhecê-lo e não sabia quem ele era e quando eu perguntei foi-me dito que era Waka Sensei (Sensei da jovem), o filho de Gichin Funakoshi. Durante esta aula, Yoshitaka nos ensinou como Mae-Geri lentamente e sem abaixar a perna para o chão, como Yoko-Geri e Yoko-Geri sem ir ao acompanhamento com a forma como Mawashi-Geri Então ele disse:. "Agora vou mostrar-lhe como costumamos fazer" e ele fez três chutes tão rapidamente e tão poderosamente que eu ainda lembro de ter visto a luz branca das calças karategi e ouviu um estalo como um chicote. Nós todos continuam muito impressionado. Quando o nosso Seniors ensinamos o kata, eles nos disseram que, quando Yoshitaka Funakoshi demonstrando kata, aqueles que o viram viu uma sensação especial, o sentimento terrível de perigo iminente. E eles nos disseram que era como ele quase fez o kata, para que aqueles que observam e percebem algo aviso prévio, sentir a vibração da nossa força interior e nossa determinação. Se aqueles que estão assistindo não sinto nada é que o kata não é bem Na verdade, é um kata como "ginástica ou dança."
A partir de 1940, a formação tornou-se extremamente difícil de Shotokan. Yoshitaka agora era instrutor chefe assistida Hironishi, Uemura e Hyashi. O contexto da Segunda Guerra Mundial não foi favorável à busca espiritual. Uma série de dojos foram usados para treinar homens-bomba suicidas e certos oficiais e as autoridades temiam Kempetai, o equivalente da Gestapo. Tetsuji Murakami Taiji Kase e também começou a praticar karatê neste contexto Guerreiro 1944-1945 ...
Conflitos Funakoshi Gichin com seu filho porque ele não é de todo de acordo com a curva que leva Karate. Em 1945, com a idade de 77 anos, ele decidiu retornar a Okinawa e junte-se a sua esposa, deixando seu filho no dojo Shotokan em Tóquio Meijuro distrito. Em 1945, logo após o fim da guerra, após a sua saúde se deteriora privações, Yoshitaka Sensei foi hospitalizado e morreu de tuberculose.