nakayama e kanazawa

 

 

mestre nakayama,mestre funancishi e mestre kanazawa.

 

kanazawa.

Em 3 de maio de 1931, na prefeitura (cidade) de Iwate, Japão, nasceu Hirokazu Kanazawa. Quando criança, ao tempo de escola, começou a treinar judô e atingiu até o 2º dan, quando já estava na universidade.
Kanazawa ouviu falar do caratê por seu irmão, que tinha ido em viagem até Oquinaua. Um dia, porém, quando viu um grupo de alunos de outra universidade, Takushoku, ficou impressionado com suas habilidades que decidiu aprender aquela arte marcial. Mudou, entonces, para a Universidade Takushoku e passou a treinar caratê com o mestre Masatoshi Nakayama (um dos principais alunos de mestre Funakoshi), o qual logo tomou Kanazawa como protegido.
Graduou-se na universidade em 1956, ocasião em que passou no exame de faixa para 3º dan e nos testes para instrutor. No ano seguinte, foi realizado em Tóquio o primeiro torneio da All Japan Karate. Durante o evento, a mão direita de Kanazawa foi fraturada e decidira não mais participar. Pero, sua mãe tinham saído do interior apenas para vê-lo e, para não a desapontar, resolveu participar pelo menos de uma luta. Entrementes, um médico acompanhou-o, no fito de velar por sua mão magoada e verificar se poderia seguir adiante. Usando a mão esquerda para fazer esquivas e defesas, com ela venceu todas as partidas.

 

Uma entrevista ao jornal português Expresso 2000 explica como conseguiu executar movimentos irrealizáveis: "É tudo uma questão de treino. Treinava de manhã antes de ir para escola, a tarde a noite. E quando descansava continuava treinando em minha cabeça".
Em 1958, na edição seguinte do mesmo torneio, Kanazawa sagrou-se campeão nas disputas de kata e kumite.
Em janeiro de 1961, a JKA enviou Kanazawa para o Havaí, com escopo de lá fomentar o caratê, abrindo locais de treino lá. Na oportunidade, foi graduado como 5º dan. No Havai, fundou um dojô e foi o primeiro presidente da entidade representativa.
Em maio de 1963, Kanazawa sai do Havaí para ensinar na Europa e, em 1966, foi graduado como 6º dan pela JKA e tornou-se instrutor-chefe. Em 1973, foi a 7º dan.
 
Kanazawa, durante treino para crianças
O mestre sai, em 1977 da JKA e funda a Federação Internacional do Caratê-dô Shotokan (Shotokan Karate-Do International Federation - SKIF). Desde então, o mestre tem-se dedicado a promover sua arte por intermédio de sua entidade, incluindo a organização de várias competições de caratê ao redor do mundo.
A entidade que comanda, a SKIF, que representa sua linhagem (em japonês: 金澤派), aprofundou um pouco mais a cisão que separa as quatro linhagens principais do estilo de mestre Funakoshi — SKIF, JKA, Shotokai de Egami e Shotokai de —, pois, recentemente, foram incorporados ao repertório da SKIF os katas Nijuhachiho, Gankaku sho, Seipai e Seienchin, não sem antes adaptá-los às características do estilo.
Segundo Kanazawa afirma, tal iniciativa é uma forma de reafirmar a vetusta ideia do mestre Funakoshi de que o caratê é uma arte marcial única, além de reincorporar movimentos pouco desenvolvidos no Shotokan, como a base shiko dashi e ne waza ou nage waza, técnicas avançada que são comuns nos demais estilos de okinawa e isso seria um modo de resgatar as formas mais pragmáticas e eficazes do caratê.

 

Foi dito pelo mestre:
Cquote1.svg
…a maioria dos kata da SKIF é ensinado e praticado da forma original, como foram ensinados por Mestre Funakoshi na época em que a JKA foi fundada. No entanto, desde então, aquela entidade promoveu mais alterações. Na SKIF, fizemos apenas algumas pequenas mudanças para alguns katas, a fim de ajustar sua aplicação a uma forma correcta ou por outra razão. Um kata não é apenas para defesa pessoal. Também é arte e, portanto, cada qual tem seu próprio significado ou filosofia por trás, por isso é importante que seus movimentos reflitam a própria filosofia ou significado do kata
Cquote2.svg
Hirokazu Kanazawa
 
O mestre esteve, em 2007, a ministrar aulas no Brasil, passando inclusive por Belém do Pará.
Notas
  O kata gankaku sho, treinado pela SKIF, é baseado na forma praticada no estilo Tomari-te.
 
 
 
 

masatoshi nakayama

Mestre Nakayama Masatoshi (1913-1987) Carrying No Espírito e Tradição do Trabalho Funakoshi Gichin Mestrado Masatoshi Nakayama tinha artes marciais em seu sangue. Nascido em abril de 1913, em Yamaguchi Prefecture, ele era um descendente do clã Sanada, na região de Nagano. Seus antepassados ​​eram altamente qualificados instrutores de kenjutsu (a arte da esgrima).

Ao entrar Universidade Takushoku, em 1932, Mestre Nakayama ime-
diatamente aderiu ao clube de karate da universidade, estudando com o Mestre Gichin Funakoshi e um dos filhos do mestre, Funakoshi Yoshitaka. Decidir a dedicar sua vida ao karatê, ele viajou para a China depois da formatura, para estudo e formação.

Quando ele voltou da China em maio de 1946, ele se reuniu com companheiros praticantes Shotokan de seus dias de universidade para reavivar a tradição do karate Shotokan Gichin Funakoshi com a Suprema Mestra. Juntos, em 1949, que estabeleceu a Japan Karate Association. Em 1955, uma cabeça-
dojo quartos foi construído em Yotsuya, em Tóquio. Ela estimulou a construção de JKA ramo dojo em todo o Japão.

Os esforços da Japan Karate Association para agregar e promover o espírito de karate-do foram altamente considerado pelo Ministério da Educação (hoje Ministério da Educação, Ciência, Esportes e Cultura). Em 1957, o Ministério concedeu o reconhecimento exclusivo JKA legal no Japão como um funcionário asso-
associação de membros para a promoção do caminho do karate.

Durante esse tempo, e ao longo dos próximos anos, Mestre Nakayama fez contribuições incomensuráveis ​​para a arte. Ele desenvolveu, juntamente com seus instrutores companheiros JKA, um novo método racional de ensino que era tai-
lored ao nível e objetivos de cada aluno: karate como um físico desen-
volvimento de ferramentas, karate como um método de auto-defesa, o karate para os jogos, etc Ele também enfatizou a necessidade para cada aspecto de formação a phys-
camente e cinestésica prática, e ele cientificamente analisados ​​como fazê-los assim.


Além disso, para garantir que a verdadeira essência do karate-do estava sendo pass-
ed em corretamente, ele e seus discípulos estabeleceu um especialista de dois anos
programa de instrutor de treinamento, que ainda é o sistema de instrução só especialista no mundo do karatê. E nunca termina o treinamento, a JKA é,
e sempre foi, a organização só karate cujo tempo integral em
structors continuar a se reunir a cada dia para a prática conjunta. Através
este programa, os instrutores da JKA constantemente esforçar para refinar e aperfeiçoar os seus karate.

Mestre Nakayama também inventou sistema de karate do primeiro jogo: a primeira
sempre JKA All Japan Karate Championship foi realizada no Tokyo Metropolitan Gymnasium, em outubro de 1957 e contou com a presença de tantos partici-
calças e espectadores que o local estava lotado.

Sua adaptação de kata e kumite para o sistema de jogo foi um enorme sucesso, a JKA All Japan Championship 5 Karate em 1961 foi ainda com a presença de Sua Majestade, o Príncipe Herdeiro do Japão (agora Sua Majestade o Imperador do Japão). Karate foi crescendo cada vez mais popular em todo o mundo.


Mestre Nakayama valorizados os aspectos espirituais do Karatê que seu professor Funakoshi Gichin defendida, especialmente a virtude da modéstia e do espírito de harmonia. Ele nunca se cansou de ensino, pelo seu exemplo mais do que suas palavras, que para demonstrar essas qualidades requer não só um profundo senso de decoro, mas também uma lembrança constante de que "não há primeiro ataque no karate."

Na prática, Mestre Nakayama insistiu que cada técnica deve demonstrar um melhor do poderoso e sincero pessoal. Ele também enfatizou que é fundamental para estudar a trindade inseparável de karate-kihon, kata, kumite e como um. E ele sempre lembrou a todos para se manter em mente que "o caminho do karate que buscamos é uma arte bare-handed marcial que praticamos com um coração inabalável em um estado de vazio, é uma forma de desenvolver a personalidade."

Em seus anos mais tarde, ele resumiu todas as suas técnicas e filosofia na série de 11 volumes, famoso intitulado "Best Karate".

Mestre Nakayama faleceu em 1987, com a idade de 74 anos.